martins em pauta

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Depoimento revela elo entre Mensalão e esquema Petrobras


Revista Época

Os dois períodos de Lula na Presidência foram marcados por crescimento econômico, disseminação de programas sociais – e também por dois grandes escândalos de corrupção. No primeiro mandato, reinou o mensalão. Ele acabou na prisão de seus principais operadores e articuladores, depois de julgados e condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No segundo mandato – soube-se nos últimos meses, por meio de investigações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) –, floresceu um esquema de pagamento de propina em troca de contratos bilionários com a Petrobras, esquema que continuou durante o governo de Dilma Rousseff.

Neste momento, as autoridades investigam a conexão entre os dois escândalos. Já se sabia que parte da estrutura financeira do mensalão fora usada no esquema da Petrobras. As últimas investigações vão além da questão financeira e se debruçam sobre os personagens comuns aos dois enredos.

Papel dos atores

O ex-deputado federal José Janene (que morreu em 2010), o doleiro Alberto Youssef e o executivo Paulo Roberto Costa aparecem no mensalão e no esquema da Petrobras. Um depoimento dado no dia 22 de julho deste ano – revelado por ÉPOCA em primeira mão e disponível em vídeo em epoca.com.br –, ajuda a detalhar o papel dos atores que participaram dos dois esquemas.

O autor do depoimento é o empresário Hermes Freitas Magnus, de 43 anos. Ele reafirma a participação do mensaleiro Janene – deputado do PP que, em troca de apoio político, embolsou R$ 4,1 milhões do mensalão petista – como figura central que liga os dois escândalos. Magnus foi sócio de Janene – e, segundo diz no depoimento, frequentava sua casa e ouvia confidências dele.

Segundo Magnus, o esquema da Petrobras “era a extensão do mensalão, um cala-boca para que (Janene) permanecesse quieto”. Janene sempre dizia, segundo o depoimento de Magnus, que poderia “derrubar Lula”, porque sabia do esquema do PT tanto quanto o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado por corrupção.

Veja matéria completa AQUI.



Fonte: Carlos Santos

Comentarios
  1. AVELINO diz:
    Elo claríssimo e garantidíssimo de ter, pois em ambos os ilícitos têm o PT como o grande mentor e idealizador do crime… Ou alguém que não tenha o “cartão suborno combo do PT” ainda duvida disso!!!
  2. LINDEMBERG GOMES diz:
    Ao ler tudo isso, chegamos a conclusão que o PT, está mesmo atolado completamente num MAR de LAMA. Um MAR de LAMA e ÁGUAS podres e fétidas de dar NOJO. Quem diria? Num MOMENTO como esse, mesmo sabendo que este Partido ainda tem nos seus quadros nomes de HOMENS e MULHERES HONESTOS(AS), INFELIZMENTE. não mais podemos RECOMENDAR VOTAR em tais CANDIDATOS deste PARTIDO. O MESMO tonou-se o PAI de todas as CORRUPÇÕES.
  3. LINDEMBERG GOMES diz:
    Nesse caso, voltamos a dizer, que se por ACASO VOCÊ ANALISANDO BEM, não encontrar nenhum CANDIDATO, que seja MERECEDOR de receber seu VOTO; não tem outra SAÍDA: VOTE BRANCO OU NULO>
  4. fernando diz:
    A Petrobras é hoje uma empresa privada, pertence ao PT .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643